Seja Bem Vindo

Obrigado por me visitar. É um prazer receber tantas pessoas com desejo de ler e conhecer um pouco mais de textos.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Ainda sobre a política suja

Quase todos os deputados de Rondônia na atual legislatura começaram campanhas antecipadas nas eleições passadas. Sem registrar nomes, há deputado que durante quatro anos, se menos em virtude do processo eleitoral, teve a máquina pública na mão para providenciar sua eleição. A máquina, sentido literal, o devop, deosp, der, sei lá que nome tem este órgão foi usado para convencer os moradores das zonas rurais do estado para levar os nomes de muitos deles.
O que esperar de um deputado que já entrou na ALE devendo ao governador? O que se pode esperar é que ele leia a cartilha do mandatário e faça tudo o que ele disser, como se estivesse em transe. Este, tudo deve se dizer, até relatar projeto de lei retirando direitos dos servidores sem ao menos saber de qual se trata. O chefe mandou, fazemos, depois a vê no que dá. Parece até peões de fazenda, desculpe. Peões de fazenda valem mais, são mais honestos, trabalhadores, responsáveis.
Há ainda aquele que muda de palanque para se manter sempre no topo. Não falo de deputado, falo de cidadãos que num período eleitoral fica, ou finge que fica, do lado de quem está mandando. Quando os Donadons tinham o poder em Colorado, Vilhena, estado, um cidadão estava sempre a tira colo, ultimamente está a tira colo do governador, adversário político dos Donadons. Outro, ao tempo em que Bianco fora governador, tinha tanta moral que em Porto Velho tinha trânsito no Getúlio Vargas, e olha que é de Vilhena. Desde que Cassol invadiu a governadoria ele invadiu também um cargo comissionado, mas já era servidor com carga horária semanal de 60 h, não sei como consegue cumprir o horário. Outro era puxa dos Gurgaczes, chegou a ser vereador pelo mesmo partido, pediu voto para o dono da Eucatur, mas hoje, aha, ele está com um cargo comissionado pomposo, é secretário de um negócio que até hoje eu não entendi para que serve. A única coisa que eu sei sobre a secretaria é que ela manda em todas as secretarias. A diretora de uma escola (que era puxa do Bianco) praticamente foi despejada da sua escola pelos professores e alunos, mas esse cidadão garantiu a dita cuja na escola e ainda ameaçou aos alunos de ficarem proibidos de entrar na escola. Qual é a dimensão do poder desse puxa?
Só espero que em ano eleitoral eu consiga mudar a opinião de pelo menos dez pessoas, não quero que votem em candidate que eu indique, ao contrário, que não votem em quem já está.

Nenhum comentário: