Seja Bem Vindo

Obrigado por me visitar. É um prazer receber tantas pessoas com desejo de ler e conhecer um pouco mais de textos.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

O uso do computador na sala de aula

O uso do computador na sala de aula

Lá fora a chuva cai. Em tempos passados essa seria somente uma vontade divina, mas no mundo da tecnologia, esta é só é mais uma ação da natureza, que pode ser porque o homem prejudicou o meio ambiente ao devastar a floresta. Esta ação contribui para uma discussão de como computador conectado à web transforma a escola e melhora a prática pedagógica. Posso ir à praia? Hoje não, os meteorologistas informam que a intensa quantidade de nuvens sobre região, provocadas pela força do calor dos últimos dias, resultado da queima da floresta, anunciam fortes chuvas, com possibilidade de granizo, e tempestades. Portanto é melhor ficar em casa, poderá ser necessária a sua ajuda para defender os vizinhos das enchentes. Só se pode ter esta informação porque há uma tecnologia (satélites artificiais) colaborando para isto.
O que se discute é como o computador revolucionou a educação, como transformou a escola. Não só o computador, mas outras ferramentas tecnológicas. O que antes se duplicava uma prova, chamado de mimeógrafo, agora se imprime e o antigo aparelho, que não é elétrico, demora e a cópia é simples, foi aposentado. O celular não pode servir de ferramenta pedagógica. Já pode ser utilizado sim, chegou a tecnologia 3G. O celular agora acessa internet como se não fosse um celular. Nos aparelhos atuais pode se instalar programas de edição, digitação e planilhas. É um computador de bolso.
A maior preocupação não é mais a presença dessa tecnologia a serviço da aprendizagem, mas se os professores estão preparados para utilizá-la. Os cursos de capacitação oferecidos não são por muitos devidamente aceitos. O que se espera é que o curso introdução a educação digital possa facilitar o trabalho e melhorar a qualidade do ensino.
Professor Wilson

Nenhum comentário: