Seja Bem Vindo

Obrigado por me visitar. É um prazer receber tantas pessoas com desejo de ler e conhecer um pouco mais de textos.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A comunicação

A comunicação



O dinamismo presente na comunicação pode ser comparado ao da evolução humana. A comparação feita é referente ao modo como as pessoas se relacionam uns com os outros. A comunicação se expressa de variadas formas, conforme Moran (http://www.eca.usp.br/prof/moran/l_mudancas.htm) em situações interpessoais, grupais e sociais.
Ao afirmar isto sobre a comunicação é preciso discutir como ela se processa em cada situação. Nas situações (inter)pessoais encontramos a que funciona como elo elemento de conhecimento entre um e outro. E nesse momento separamos o nível da superficialidade e da profundidade. Caso o assunto da comunicação requeira uma distância em termos pessoais, podemos ter a comunicação inautêntica (Moran), e se for o contrário encontramos um processo chamado de autêntico (idem). Ainda nesse processo da comunicação encontramos aquele em que os dialogadores possam estabelecer a verdadeira comunicação pessoal: a do desabafo, aquela que estimula a extravasar, a que podemos considerar mais importante. A sua importância está relacionada no nível em que se encontra o diálogo.
Além desta encontramos também a grupal, cujo nome sugere a sua realização. Nela todos falam, ouvem, estabelecem o diálogo, se ajudam. Talvez seja um momento mais importante da comunicação, embora pareça que esta também se processa na comunicação interpessoal, na grupal ela se difere porque a intenção dela está pautada na diversidade de elementos.
Uma outra forma, não menos interessante é a social. Nesta podemos medir o valor da comunicação, conforme Moran, ela pode ser superficial ou profunda. Para ele a superficial ocorre na exterioridade das coisas, a outra contrariamente. E neste processo que percebemos a autenticidade do que somos do que podemos.
Diante do exposto o que se pode perceber é que não se concebe medir os níveis da comunicação enquanto realizamos o processo, até porque se fizer isto poderá prejudicar o momento da interlocução, uma vez que ela ocorre interpessoal, grupal e social.
Wilson

Nenhum comentário: